Após destruição de 40%, fogo no Parque Nacional de Monte Pascoal esta controlado

Após seis dias de ações intensas, diversas equipes controlaram os  focos de incêndios florestais que atingiram o histórico Parque Nacional de Monte Pascoal.

os pontos mais afetados está a área conhecida como Vale dos Búfalos, próximo aos povoados de Itaporanga e Caraíva, município de Porto Seguro. A área abriga o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Cerca de 250 voluntários, incluindo índios da região, trabalham na área.

Imagens divulgadas mostram o tamanho da destruição causada pelo fogo. A destruição foi intensa. Muitos animais também morreram com o desastre ambiental. De acordo com informações dos indígenas, na manhã desta quarta-feira (6), o fogo está parcialmente controlado. Ainda não se sabe o tamanho da destruição, mas estima-se que 40% da área do parque tenha sido queimada matando vários animais e aves.
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque tem mais de 22,3 mil hectares de extensão. A unidade de conservação foi criada em 1961 para preservação de remanescentes da Mata Atlântica do Nordeste e proteção da área que é marco do descobrimento do país.
Inicialmente, a tentativa de apagar as chamas começou pelos próprios índios e voluntários que moram nas proximidades do parque. Devido à gravidade e o pedido de apoio, eles começaram a contar com a ajuda também com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do ICMBio.
Desde a manhã de domingo (03), o trabalho de combate aéreo passou a contar com o apoio dos equipamentos da brigada Veracel Celulose. A empresa disponibilizou um avião, dois tratores de esteira, um caminhão pipa, além de equipes de brigadistas por terra.
A situação em Porto Seguro se agravou em função da estiagem e altas temperaturas. Há mais de 100 dias não havia  registro de chuvas, o que só aconteceu na madrugada desta quarta-feira de cinzas com chuvas fortes na região de Porto Seguro.

– RADAR 24 HORAS – Informações de: BDD / Portopress

Adicione o WhatsApp do RADAR 24 HORAS – (73) 9 9185 3161
Você poderá enviar vídeos, fotos ou informações. A sua informação é importante pra nós, grave ou registre imagens com o seu celular (preferência tela deitada “horizontal”), deixe sua sugestão! Você Repórter
______________PUBLICIDADE_______________

Vinhetas e produções com a qualidade que você e a sua empresa precisa e merece.

Comente esta matéria!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.